Designação do projeto: Aposta em Fatores Dinâmicos de Competitividade “Internacionalização”

Código do projeto: NORTE-02-0752-FEDER-002477

Objetivo principal: Reforçar a competitividade das PME

Região de intervenção: NORTE

Entidade beneficiária: ADVANCED PRODUCTS (PORTUGAL) – IMPORT, EXPORT LDA

 

Data de aprovação: 19-11-2015

Data de início: 09-06-2015

Data de conclusão: 30-11-2017

Custo total elegível: 121.514,60€

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 54.681,57€

 

Objetivos:

Constituída em março de 1985, a Advanced Products (Portugal) – Import, Export, Lda, surge como uma empresa que tem por objetivo desenho, desenvolvimento e comercialização de sistemas de embalagem, que garantem a manutenção da cadeira de frio durante as fases de manipulação, armazenamento e distribuição.

A empresa surgiu a partir da deteção de uma necessidade a nível de sistemas de preservação, manutenção de cadeia de frio nos produtos alimentares e farmacêuticos tendo como missão a investigar, desenvolver e inovar a manutenção da cadeia de frio. Sendo uma empresa orientada para cada cliente tem ainda presente certificação pela Norma NP EN ISO 9001:2008.

Até ao presente os produtos desenvolvidos pela empresa passam por: acumuladores de frio, sistemas refrigerados, bolsas térmicas e ainda bolsas alimentares. Foca-se essencialmente em clientes do setor farmacêutico, entidades da área de saúde, nomeadamente hospitais e clinicas de saúde e indústria alimentar.

Em termos de mercados-alvo, a empresa destaca grandes países nomeadamente Angola, Cabo Verde, Moçambique, República Dominica e ainda o Brasil contando assim com um total de 19% do volume de negócios, no mercado internacional, no pós projeto.

Tendo em conta a sua visão, pontos fortes, ameaças e oportunidades o promotor definiu os seguintes objetivos estratégicos:

  • Reforço no posicionamento no setor da comercialização de sistemas para a cadeia de frio nos mercados externos;
  • Alcançar a máxima satisfação dos clientes;
  • Utilização ótima dos recursos comerciais, serviços de apoio à venda e de distribuição;
  • Promover e divulgar a nova marca própria de produtos – Advanced Products Portugal;
  • Desenvolver uma equipa técnica e comercial, com iniciativa e perseverança;
  • Promover o crescimento da empresa através da expansão para mercados externos.

 

Relativamente ao âmbito da candidatura do projeto, os objetivos passam por tornar-se numa referência de excelência no desenvolvimento de produtos deste âmbito criar parcerias e uma rede de contatos firmada a nível internacional de forma a exponenciar a visibilidade das soluções da empresa.

A sua estratégia para o cumprimento deste objetivo passa por:

  • Presença na web, através da economia digital introduzindo novos conteúdos no website da empresa;
  • Desenvolvimento e promoção internacional da marca através de catálogos publicitários;
  • Introdução de novos métodos organizacionais através da contratação de recursos humanos qualificados e especializados, para dinamizar a marca no mercado exterior;
  • Ações de prospeção em mercados internacionais potenciais.

 

Com a presente candidatura ao Portugal 2020 a Advanced Products espera conseguir obter os incentivos necessários para promover este projeto e consequentemente aumentar a sua atividade exportadora, com reflexos totais ao nível do crescimento económico e financeiro da empresa.